Monday, April 30, 2007

Quais são os principais pontos de preocupação na saúde pública relativamente aos organismos geneticamente modificados?



Os organismos geneticamente modificados provocam um grande impacto na saúde pública, os principais pontos de preocupação na saúde pública relativamente a estes organismos são:

- Tendência para provocar reacções alérgicas: As transferências de genes de produtos alimentares alergénios comuns é desencorajada a menos que seja demonstrado que a proteína codificada pelo gene transferido não é alergénica. Enquanto que os produtos alimentares desenvolvidos de forma tradicional não são testados, tendo tendência a provocar reacções alérgicas. Embora ainda não tivessem sido detectados efeitos alergénios nos produtos alimentares geneticamente modificados actualmente no mercado.


- Transferência de genes: A transferência de genes de produtos alimentares geneticamente modificados para as células do corpo ou para as bactérias do tracto intestinal, causaria preocupação se o material genético transferido afectasse de forma adversa a saúde humana. Isto seria particularmente relevante se fossem transferidos genes de resistência a antibióticos, utilizados na criação de OGMs.


- Polinização cruzada: O movimento de genes de plantas geneticamente modificadas para culturas tradicionais, assim como a mistura de culturas derivadas de sementes convencionais com aquelas que são produzidas em culturas geneticamente modificadas, pode ter um efeito indirecto na segurança alimentar.

De modo a manter uma vigilância constante sobre a segurança dos produtos alimentares geneticamente modificados, estão em discussão métodos de rastreio pós-comercialização e a sua aplicação.

No comments: