Monday, April 30, 2007

O impacto dos organismos geneticamente modificados no ambiente.


Como é realizado um estudo de impacto ambiental?
Os estudos de impacto ambiental abrangem os organismos geneticamente modificados em questão e o potencial ambiente receptor.
O processo inclui um estudo das características do OGM e do seu efeito e estabilidade no ambiente, em combinação com as características ecológicas do ambiente no qual vai ser efectuada a sua introdução. O estudo inclui também os efeitos não-intencionais que podem resultar da inserção de um novo gene.


Quais são os motivos de preocupação relativamente ao ambiente?
Os motivos de preocupação incluem: a capacidade de fuga do OGM e consequente introdução dos genes alterados em populações silvestres, e a persistência do gene após a colheita da cultura geneticamente modificada.
A susceptibilidade de organismos como por exemplo, insectos que não constituem uma praga ao produto genético, a redução da variedade de outras plantas, incluindo a perda de biodiversidade, e a crescente utilização de produtos químicos na agricultura.
Os aspectos de segurança ambiental das culturas geneticamente modificadas podem variar de acordo com as condições locais.

As investigações actuais centram-se nos seguintes aspectos:
  • Os efeitos especialmente nocivos nos insectos benéficos ou a rápida indução de insectos resistentes;
  • A potencial geração de novas doenças de plantas;
  • As potenciais consequências nocivas para a biodiversidade da flora e fauna, a redução da importante prática de rotação de culturas em certas situações locais e o movimento de genes de resistência a herbicidas para outras plantas.

No comments: